07 junho 2013


A base é indispensável para qualquer maquiagem bem-feita. Com ela, você cobre com perfeição manchas, espinhas e olheiras. E além de uniformizar a pele, a base permite uma aparência mais agradável e auxilia na fixação dos outros produtos. Se bem escolhida e bem aplicada, o resultado é surpreendente: pele lisinha, sem manchas e totalmente uniforme.

Existem inúmeros tipos de base, desde a líquida até a base em pó. E para que você possa escolher a mais adequada, vamos mostrá-las:
BASTÃO: também conhecida como Stick, tem textura mais densa e por isso cobre marcas de expressão e pequenas manchas. Aplique-a fazendo traços curtos pela face e espalhe com pincel ou esponja.
LÍQUIDA: espalha bem, tem textura fina e oferece cobertura leve e natural, por isso não é recomendada para quem tem muitas imperfeições. Deve ser aplicada em gotas e espalhada com pincel ou esponja.
CREMOSA: indicada para peles normais e secas, espalha bem e oferece cobertura uniforme, além de disfarçar manchas e linhas de expressão. Aplique pequenas quantidades pelo rosto e antes de espalhá-la com pincel ou esponja, inicie o processo com os dedos.
BASE COMPACTA: combina a cobertura da base com a textura aveludada do pó. Pode acentuar rugas e linhas de expressão. Aplique-a com esponja umedecida em água.
TRANSLÚCIDA: deve ser reservada para peles perfeitas, sem marcas e manchas, por oferecer cobertura suave e não possuir cor.

Se a sua pele for seca, opte pela base em bastão, que proporciona cobertura mais forte, e evita as cremosas pelo efeito craquelado que podem causar. Já as peles oleosas devem deixar de lado as bases compacta e cremosa e procurar as versões oil free, que são leves e possuem estrutura química não gordurosa. Peles mista e oleosa devem dar preferência para as líquidas ou compactas, ainda que tenham efeito de menor duração.

Para descobrir a cor ideal, teste vários produtos, mas nunca teste-os nas mãos, onde a tonalidade é muito diferente da do rosto. Confira a cor na lateral do rosto, abaixo das maçãs, próximo à linha do queixo e escolha a cor que mais se aproximar da tonalidade do rosto e pescoço.


DICAS
- Limpe bem e hidrate a pele antes de começar;
- Aplique o filtro solar e o corretivo antes da base;
- Se for abusar do decote, aplique a base no colo e na nuca;
- Espalhe a base até conseguir um resultado homogêneo;
- Se exagerar, retire o excesso apertando um lenço de papel contra o rosto;
- Como é usada em poucas quantidades, a base costuma durar bastante. Por isso, fique atenta à data de validade.

CUIDADO! Uma base mal aplicada pode deixar o rosto marcado e envelhecido, quando o que se quer é rejuvenescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário