08 março 2013


Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora: em razão dele, sofreu grandes perdas.

A discriminação chegou ao ponto de operárias serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam em Nova Iorque após reivindicarem melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias e salários iguais aos dos homens, que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.

No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo: em 1932 as mulheres ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo. Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa.

Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões em torno do papel da mulher na sociedade.


7 comentários:

  1. PARÁBENS MULHERES LINDAS PELO SEU DIA,QUE DEUS ABENÇÕE TODAS VCS.(MONIQUE)

    ResponderExcluir
  2. Feliz Dia das Mulheres
    Up pra ela's

    - Marcelinho ♂

    ResponderExcluir
  3. Um viva para nós, mulheres! Lindas, guerreiras, donas de casa, mães, batalhadoras!

    *micheli tentor

    ResponderExcluir
  4. parabéns mulheres,nós merecemos,somos batalhadeiras! viva as mulheresssssss............(LUCILENE SOUZA)♥

    ResponderExcluir
  5. parabéns mulher !!!!!!!!!!!! . isane.


    ResponderExcluir
  6. A mulher é e sempre será guerreira, forte e sábia,e cada dia mais subindo degraus p/ grandes conquistas.(MARINEY MOTTA)

    ResponderExcluir
  7. Dia da mulher...um dia mais do que especial pois comemoro o meu "NIVER" também "FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER".(Vanessa)

    ResponderExcluir