31 janeiro 2013


Provavelmente você não conhece o tassel pelo nome, mas com certeza já o viu por aí. Aqui no Brasil ele é conhecido como barbicacho ou borla, enfeite comum em cortinas, e é mais famoso na moda por ser usado em mocassins, slippers e bolsas. Feito de couro, seda ou correntes, é um detalhe que está ficando cada vez mais importante e aparecido nos vestidos, lenços, blusas, saias, brincos e outros acessórios.


O tal ornamento até já foi citado na Bíblia (pode procurar: Números 15:37-41)! Seu nome vem do latim “tassau”, que tem um significado parecido com fecho, e na Renascença era usado de maneira simples nos objetos decorativos, enquanto no Império Romano eram mais longos, mas seu auge foi na Era Vitoriana, quando ficaram grandes e elaborados. Antigamente, nas Universidades de Oxford e Cambridge, os estudantes que usavam o tassel de ouro tinham mais prestígio, já que eles pagavam para poder usá-lo (hoje só o chanceler de Oxford tem permissão), enquanto os dos outros eram pretos.

No Oriente Médio, ele é usado nas pontas de chapéus como um talismã, protegendo de espíritos malévolos e afastando os demônios. O Yves Saint Laurent usou o tal chapéu quando desenvolveu sua coleção Marrakesh em 1967. Você também pode se lembrar daquelas cordinhas que amarram os obis dos japoneses ou nos mocassins dos índios americanos. 

Muito mais que um enfeite de chapéu de colação de grau, ele cabe em todos os estilos: romântico, boho, western, preppy, sexy, até para quem é minimalista. Nas roupas, ele dá um toque inusitado, já nos acessórios, sua função é de elevar ao nível mais “arrumadinho”. Longo ou curto, parecido com uma franja ou com um pompom, o tassel é aquele tipo de detalhe que pode fazer toda a diferença. É um daqueles “clássicos alternativos”, como o pied-de-poule, que é diferente, mas você pode investir sem medo. 


Fique de olho que ele vai aparecer cada vez mais por aí!

7 comentários:

  1. #Bacana

    > Marcelinho ☺

    ResponderExcluir
  2. Bem diferente!!!!(Fabrícia)

    ResponderExcluir
  3. Bem exotico e diferente.(Monique)

    ResponderExcluir
  4. Um acessório diferenciado.(Mariney)

    ResponderExcluir
  5. É uma moda super diferente.(Vanessa)

    ResponderExcluir
  6. Super diferente essa tendência!

    *micheli tentor

    ResponderExcluir
  7. Eu curti moda é sempre legal,venha conferir algumas calças patogê ja tem o detalhe tassel no zipper,essa moda está em toda a coleção de inverno.viviane

    ResponderExcluir